sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Para quê!


As pessoas passam pela
vida,sem olhar,sem
admirar, sem ver a beleza
de viver...
Sem reparar as cores da
natureza....sem olhar um
entardecer....sem ver um amanhecer
ou olhar para o céu a noite e ver milhões
de estrelas a brilhar com uma lua linda
Sem sentir o perfume das coisas da vida....
Não se interessam
Não percebem
Não sabem lidar,
com as alegrias
com as tristezas, ou
com as tragédias que acontece
nas vidas....não enxergam a
a presença de Deus.
as vezes a vida não é justa
mas é preciso saber administrar a vida
Não é passar a vida inteira
sem saber para quê!
Só comer não vale....

VANDA ASSIS/SET/2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LIVRO -Comentario - A CABANA



Deus....alguém tá brincando com o teu santo nome....
Alguém não está amando o teu santo nome,
Te colocaram numa cabana....e usaram de uma
imaginação tão sem sentido,te fizeram de mulher,
até calça Jean de colocaram...
O teu filho colocaram como se fosse Down....
Abusaram do Espírito com palavreados
dúbios sem sentidos que não tem nada a ver
com a força do Espírito Santo...
pois também e apresentado como mulher....
Fizeram uma molecagem
com a fé cristã.....e aqueles que tem pouca leitura
e que não conhece a palavra, e que ainda não leram a Bíblia,
acreditam nesta baboseira fictícia, acreditam
nas alucinações de um pai que não teve
responsabilidade de olhar os teus filhos, e culpa você...
fizeram mutilações sem conteúdos...só por
escrever....só para vender livro e ficar semanas
em primeiro lugar na lista dos mais vendidos.
E os que não conhecem a tua palavra acham lindo...e acreditam
Porque são homens e mulheres de pouca fé.
Deus o homem está a te procurar,
mas você sempre vem ao encontro do homem...
Não precisa faltar com respeito,
você sempre se revela para os que crêem em vós.
Mas poucos verão a tua face e o seu nome estará nas suas frontes.
Já não haverá noite,nem precisará da luz de lâmpadas ou do sol,porque o
Senhor Deus a iluminará e hão de reinar pelos séculos dos séculos.Amém

vanda assis 23/09/2009
Alguém me emprestou o livro a A Cabana,William P.Young

terça-feira, 15 de setembro de 2009

INCRA -MG - Prosas dos Pas de Minas Gerais

Eu estou um pouco esquecida, não me lembro se foi no dia 1 DE MAIO ou se foi no dia 21 DE ABRIL, que o cumpádi MÁRIO PEREIRA, FLORESTAN FERNANDES, GILBERTO DE ASSIS, o FRANCO DUARTE e as companheiras, CONCEIÇÃO, DORCELINA FOLADOR, MARGARIDA ALVES, ROSELI NUNES, ficaram felizes da vida com o governo, pois conseguiram um pedaço de chão. Hoje elas estão em FELIZ UNIÃO com o governo, pois o povo conseguiu ter SUCESSO com a CONQUISTA DA UNIDADE que todos, com a UNIÃO da COMUNIDADE RESISTÊNCIA, conseguiram um FINAL FELIZ.

Mas eu tenho andado muito cansada, não estou fazendo ALIANÇA com ninguém, eu outro dia conversei com ADRIÃO CAPIVARI, falei que ele tinha que dar um jeito, precisava casar com a cumádi FLÁVIA NUNES, mas ele inté concordou que já e tempo dele arrumar uma companheira, mais mulher mesmo que ele gosta é da OLGA BENÁRIO, e fica com os OLHOS D´água de não conseguir este amor, já rezou para SANTA ENGRÁCIA, SANTA HELENA, SANTA LÚCIA, SANTA LUZIA, SANTA ROSA, SANTA MARIA, lembrou até de SANTA CECÍLIA pra ver se no coração dela acontece um DOS MILAGRES e ela com aquele sorriso de PRIMAVERA, diz que vai ASSA PEIXE naquele CORREGO FUNDO bem encima DAS PEDRAS perto da BELA CRUZ/PALMEIRA, pois lá tem um BOM JARDIM.

Há muito jeito, de poder manifestar o meu amor, tenho que fazer um NOVO PLANO, e ter PACIÊNCIA para poder falar com ela.

Outro dia ele me disse que conversou com o PADRE JOSIMO, e ele disse que, em conversa com o DOM ORIONE, quando estava com o PAULO FREIRE e o DARCY RIBEIRO, que eles mandaram dizer para o Adrião para ele ter RESERVA e espera que uma SUPRESA apresente e ele não poderia deixar a SAUDADE, acabar com este sentimento, pois o RENASCER de uma paixão não pode morrer num LOGRADOURO, mas aconselho você ir visitá-la.

Mas ocê deve esperar um pouco, pois o BREJÃO e o BREJO VERDE em épocas de chuva ficam em estado lastimável de andar, mais você pode passar pelo CAFUNDÃO, ou descer pelo CAMPO BELO de lá você a vista um CAMPO GRANDE DE CIMA, pede informação ao CHICO MENDES ele deve falar para você passar por JERUSALÉM, ou então ocê desce pelo VALE GUARÁ, que fica perto daquelas VEREDAS, se ocê entrar pela direita vai parar nas bandas da VEREDA GRANDE.

Mas pode ficar tranqüilo que quando passar lá no MUCAMBO FIRME. Não olhe de banda, porque tem um JACARÉ GRANDE parado naquele IPÊ. Continue andando a pelo ENGENHO DA SERRA, ai vós me cê chega à casa do JOAQUIM NICOLAU que e irmão do EMILIANO ZAPATA. Eles são filhos do HERBERT SOUZA, que mora lá na GROTA DO ESPINHO. Ocê apeia do cavalo e pede o CRISTO REI que Deus esteja nesta casa, louvado seja Deus, SÃO FRANCISCO. SÃO DOMINGOS. SÃO JOÃO BATISTA, SÃO PEDRO, SÃO PEDRO DAS GAITAS, SÃO FRANCISCO/CEPAV, SANTO ANTÔNIO I e II, para sempre sejam louvados ai ocês vão quebra o jejum, vão comer carne de caça, farinha com ovos feijão e arroz.

Comem devagar e aprecie a vista olhando para o LAGO AZUL, e do outro lado, daquele MORRO ALTO, ocê vai ver aquela LAGOA DOURADA, é a LAGOA BONITA mais briosa que estes olhos já viram! Ai ocê vai dar valor de ter LIBERDADE, de olhar um NOVO HORIZONTE.

Vale a pena ir pescar no RIO DO PEIXE, ou no RIO DOS BOIS, basta ter cuidado para não QUEBRA ANZOL, pois no RIOS DAS PEDRAS, tem muita QUEIXADA, e muita MÃE D ÁGUA, e tem que ter cuidado por causa das LAGES, pois o MÁRIO PEREIRA e o EZEQUIAS DOS REIS outro dia escorregaram na CACHOEIRA DOURADA, ou será que foi na CACHOEIRA GRANDE, não me lembro, pois foi o LOURIVAL DA BOCA DA CAATINGA, que me contou, ele me falou, que tinha conversado com o JOSÉ DOS ANJOS, para eles irem numa reunião com o pessoal da NOVA SÃO JOSE DA BOA VISTA NOVA CONQUISTA NOVA SANTO INACIO DO RANCHINHO, ITATIAIA, ITURAMA, PRATA DOS NETOS, HO CHI MINH, JAMBEIRO, SANTA ROSA/CORREGO DAS POSSES, NOVA JUBRAN, TRANSVAL e NOVA BOM JARDIM para eles não ia ficarem de braços cruzados, para eles sempre lutar e sempre terão uma NOVA ESPERANÇA.

Eu estou mandando falar com a senhora TEREZA DO CEDRO, que estou com muita SAUDADE da IRMÃ DORATY, que me alembro sempre dela, rezando para NOSSA SENHORA DA GUIA.

Eu tenho rezado pra Deus e pedindo pro pessoal não, SIDAMAR, porque a terra e do governo e as siglas destes movimentos não levam a nada, para os que tiram o sustento da terra, até que pague a terra, ela é do INCRA, então o principal, e poder criar a família com dignidade, sem discriminação de movimento social, assim penso eu.

Mais os dias estão passando, e eu tinha que mandar uns recados pro pessoal de NOVA TANGARÁ FORMOSA URUPUCA, GUARIBA, PACO, NOVA SANTA INÊS, SACO DO RIO PRETO, SÃO JOÃO DO RODEIO, SANTO DIAS, TIRO E QUEDA, TANQUE/ROMPE DIAS, VARGEM DO TOURO, QUINZE DE NOVEMBRO, JOÃO PAULO II, 2 DE NOVEMBRO, ARACAJU, ARAPUA e ARAPUIM e para eles não continuar a derrubar o mato, nem mesmo um só pé de pau, que não toque fogo, no roçado, não mate os bichos só pro matar, que, deixe os bichos viverem.
Pro meus companheiros dos assentamentos PEROBAS/SANHARÃO, PARAISO SALOBRO, PICOS, PASTORINHAS, ORION, CANUDOS, OURO VERDE, PALMA DA BABILONIA, NOVO PROGRESSO, NOVA ROSADA, NOVA PIEDADE BARREIRO, NOVA PANTANO MARIANO e NOVA LAGOA RICA e para eles plantar cada dia pelo menos um pé de qualquer arvore.
É pro ocês amigos do BARRO AZUL, DANDARA, GLEBA 119-A, FUTURA, BURITIS DA CONQUISTA, BETINHO, ELDORADO DOS CARAJAS, PORTO FELIZ, FLORESTA VIVEIROS, MACAUBAS, ZUMBI DOS PALMARES, DA MATA, RECANTOS DOS PASSAROS, TREZE DE MAIO, NOVA SERRANA, BARREIRO DO CEDRO, CALIFORNIA, CORREGO COMPRIDO, NOVA CAPÃO ALTO, VEREDA DA CUIA, NOVA CACHOEIRINHA, NOVA NAZARETH e NOVA PALMA, e para eles deixaram o mato protegendo a terra, para que a água não arraste e não perca riqueza destas terras.
É estou mandando dizer que estou mandando um recadinho pro pessoal de DOURADINHO, PRIMEIRO DE JUNHO, MARINGA/MONTE CASTELO, PRIMEIRO DO SUL, SANTO ANTONIO/LAGES, DOIS DE JUNHO, JAPORÉ, ITAMBÉ, ITAMUNHEC, INHUMAS e NOVA PALMA, que faça uma cisterna no oitão de suas casas, para guardar as águas de chuvas.
Estou mandando um alô também pro pessoal de BETANIA, BOA ESPERANÇA, ARUEGA, AMERICANA, DIVIDIDA/TABOLEIRINHO, CAMPO NOVO, NOVA UNIÃO, MOCAMBINHO e JARDINEIRA e para eles represar os riachos quando cair à chuva, que faça de cem em cem metros, ainda que sejam com pedras soltas.
É pro cês de AGUA BRANCA, AGUA DAS PRATAS, BELO VALE BELA VISTA, CAMPO BELO, SANTA CRUZ, SANTA MARTHA, SERRA NEGRA, CORRENTES e GUANABARA que aprendam á tirar proveito das plantas, da terra porque assim sempre terão o que comer.

Eu sempre tenho dito que o Senhor Deus, nos deu está TERRA NOSSA, para que sempre seja o NOSSO ORGULHO que não seja DIVISA que não seja uma CRUZ e MACAUBAS na nossa luta, pois temos ESPERANÇA/SANTA ROSA que a nossa ESTRELA DO NORTE será sempre a NOSSA ALIANÇA nesta UNIÃO II.

Há meus filhos já não tenho uma BOA VISTA, já não vou mais às MAMONEIRAS, nem nos MANGAL ou na FRUTA D ANTA,quando eu tenho que sair conto com a caridade dos JOSÉ DOS ANJOS , VALCI DOS SANTOS, JOÃO PINHEIRO e às vezes do ULISSES DE OLIVEIRA.
As meninas MYRIAM e a ELZA ESTRELA, outro dia vieram me visitar, acho que foi no dia 26 DE OUTUBRO, mas quando elas estavam naquele CAMPO GRANDE, elas tiveram que sair correndo da VACA PRETA, e da NOVILHA BRAVA e entrarão num MATÃO, lá perto do POÇO DA VOVÓ, ali perto do PONTAL DO ARANTES e do POSTO AGROPECUARIO, elas de tanto medo ficaram lá naquela TAPERA, do OZIEL ALVES PEREIRA, onde refrescaram na CACHOEIRINHA um e dois, sem correr o risco de entra na FLORESTA, pois ficaram com receio de entrar na GROTA DO ESCURO, depois que elas rezaram para SÃO JOÃO DO BOQUEIRÃO e SÃO SEBASTIÃO, elas arrumaram de coragem e foram para TAMBORIL, mas agüentaram o tranco atravessaram o TRES RIOS caíram encima de um BARREIRÃO, do lado de um buraco de FORMIGA I.

Mais eu sempre digo para o PRATA DOS NETOS este velho de guerra, o DOM MAURO que está iniciando,pode até confirmar com o IRAAGUIAR, e se não fosse os bravos servidores públicos do INCRA, pela coragem em querer fazer a Reforma Agrária, em promover as mudanças, em ajudar o homem do campo, nunca deixarão de abater pelas críticas dos acomodados, dos conservadores, daqueles pessimistas, que sempre ficam encima do muro, dos políticos que sempre tentaram acabar com está Autarquia, que neste ano de 2009, completou 39 anos, que entra anos e sai anos, os orçamentos são sempre minguados, mas sempre juntando forças, idéias, e confiança dos funcionários, que já passaram e os que estão na ativa não deixam este sonho morrer estando sempre. caminhando, pois o tempo não espera A FOME DO HOMEM.




Vanda Maria de Assis
AGOSTO/2009

sábado, 12 de setembro de 2009

SAUDADE


Recordar sempre....
Não esquecer....
Os que já foram...
A lagrima caí...rola pelo rosto a fora,
A saudade fica....
até a gente ir também,
A estrada e longa,mais é unica
Sem retorno....igual as palavras jogadas ao vento
Coração está abertado,
As lembranças são latentes
Os que estão vivos fogem...esconde...
Esquece...
Não importa....Deus os perdoa....
Sempre....
Vanda Assis/2009

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Você pode ser o primeiro a fazer as coisas,mas não seja o último.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CELSO LUCIO MOREIRA DA SILVA -IN MEMORIAM



Como vamos agir,sem ele,perdemos o sorriso,perdemos a gentileza
É muito triste, é doloroso,sabemos que a,
Luta do CELSO foi hercúlea,com a adversidade.
Sofrendo nunca deixou de ter esperança, de ter,
O brilho no teu olhar....

Livre, para o Senhor, sede bendito,
Um anjo veio buscá-lo
Como uma luz,hoje de manhã,
Incessante foi o teu combate,
Os caminhos de Deus,ninguém sonda.

Mostrava-nos com a sua alegria,como,
O viver é bom, a sua alegria em nos abraçar,em ouvir, a sua
Risada está no ar,nos contagiava...
Era intenso este coração,sempre generoso,foi
Importante para nós o seu convívio
Repartia o ser amigo,o ser colega,o seu
Amor é incondicional,fica a saudade.

Do companheiro da
Amizade

Saudade estamos órfãos,os que não o conheceram,perderam,pois estamos
Incompletos,está faltando você, a
Luz,que você irradiava,nunca esqueceremos você,passou por nós.
Vai com Deus,vai para Deus.
Adeus Amigo.

Descanse em paz.... 10/09/2009
SERVIDOR PUBLICO DO INCRA DE MINAS GERAIS POR MUITOS ANOS....
Vanda Assis/2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

1404- B



Luzes acesas na frente....
Rastos vermelhos atrás.
Sufoco....
Falta de ar...
Olhos cansados....corpo estourado,
pernas arqueadas....
Suor descendo, em pé....as gotas desce
Buzina...buzina...
Para .....anda, 10,15,30,40 minutos
Parado...quetinho....não anda
Ninguém fala ....ninguém ouve
ninguém sorri....
O cansaço nos rostos sem maquiagens
Nos que não tem rosto na cara
Corpo treme....
Corpo chora...pisadas que doem....
Ninguém nada fala....
Nada anda nada....
Momentos de vida perdida
no retangulo fechado,que
chama bus....1404-B

vanda assis/set/09